A Prefeitura do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria de Ação Comunitária, em conjunto com diversas secretarias e órgãos municipais, realizou nesta quarta-feira (21/6) uma vistoria técnica na Vila Cruzeiro, no Complexo da Penha, Zona Norte da cidade. O objetivo foi ouvir moradores e lideranças comunitárias sobre as principais necessidades de serviços para o Programa Favela com Dignidade, que acontece no sábado, dia 1º de julho.
Asfaltamento em rua, tapa-buraco, manutenção do sistema de iluminação, sinalização e poda de árvores foram algumas das solicitações feitas pela comunidade. Na ação do dia 1º de julho, haverá atendimento social, inscrições no Cadastro Único e no Programa Minha Casa, Minha Vida, encaminhamentos para acesso gratuito à documentação civil, direcionamento para cursos profissionalizantes, cadastramento para vagas de emprego, inscrição para castração de cães e gatos, oficina de trança de cabelo, contação de histórias, entre outras atividades.
Na área da Saúde, será oferecida vacinação contra covid-19 e influenza, orientações sobre as arboviroses (dengue, Chikungunya, Zika), distribuições de folhetos educativos, apresentação de larvas e peixes larvófagos, acolhimento e cadastro de novos pacientes para o programa de tagabismo, orientações sobre infecções sexualmente transmissíveis, distribuições de preservativos internos e externos e de folhetos educativos, orientações sobre saúde bucal e distribuições de postais com os temas Infecções Sexualmente Transmissíveis e Tabaco, atividade física e auriculoterapia.
O Favela com Dignidade tem o objetivo de garantir e facilitar o acesso aos serviços públicos essenciais à população que vive em comunidades com menores Índices de Desenvolvimento Social, proporcionando mais dignidade aos moradores dessas localidades. Implantado em 2021, o programa já realizou 17 ações comunitárias conjuntas, levando serviços para 17 mil pessoas diretamente.