O Procon Carioca, instituto vinculado à Secretaria Municipal de Cidadania, da Prefeitura do Rio, enviou notificação ao Banco Santander por conta de falhas no aplicativo. A instituição terá cinco dias para apresentar os esclarecimentos na sede do órgão, que fica no bairro do Estácio.
Os canais de atendimento digital do banco Santander apresentaram falhas na segunda-feira, 5 de julho. Vários clientes relataram nas redes sociais problemas de acesso e de conclusão de operações bancárias.
Dentre as questões que terão que ser esclarecidas, o Santander deverá responder o que causou a interrupção do serviço, por quanto tempo perdurou a interrupção no serviço, quando foi regularizado e quais providências e procedimentos foram adotados para a regularização.
Além disso, o banco tem que informar quais medidas foram tomadas a fim de evitar que a interrupção do serviço ocorra novamente, quais medidas foram adotadas para reduzir danos experimentados pelos consumidores que foram impossibilitados de utilizar o serviço e quantos consumidores registraram reclamações nos canais de atendimento da empresa.
O diretor executivo do Procon Carioca, Igor Costa, alerta que é importante que os clientes sempre relatem as dificuldades encontradas por problemas no sistema do banco.
“Os serviços oferecidos pela instituição devem ser de qualidade e não podem desrespeitar as leis consumeristas. O cliente não pode ser prejudicado”, enfatiza ele.
O consumidor que tenha alguma dúvida ou queira fazer reclamação sobre serviços ou produtos pode procurar o Procon Carioca por meio dos seguintes canais de atendimento