A partir do dia 17 de agosto, começa no Rio de Janeiro, o programa Culinária Sustentável, uma iniciativa da NTICS Projetos, patrocinada pela Piraquê, marca que pertence à empresa M. Dias Branco, e que visa promover um dos pilares da luta contra a fome no Brasil, orientar e modificar a relação do ser humano com o ciclo do alimento. “A culinária sustentável é muito maior do que apenas receitas feitas a partir do reaproveitamento de alimentos, ela envolve criatividade, planejamento, empreendedorismo e geração de renda. Somente através da informação podemos criar um cenário diferente para o Brasil e o mundo”, diz Ana Carolina Xavier, Diretora de Inovação e ESG da NTICS.
Segundo pesquisa da rede Penssan, em 2021 o país registrou que, cerca de, 25% da população vive em situação de insegurança alimentar moderada ou grave, o que caracteriza um quadro de fome e vulnerabilidade social. O programa Culinária Sustentável visa atender, prioritariamente, pessoas nessas condições, promovendo através do conhecimento, uma transformação real a curto e médio prazo. Para que isso seja possível, serão oferecidas oficinas gratuitas que orientam desde o planejamento de compra, consumo, preparo para o melhor aproveitamento dos alimentos, até noções de empreendedorismo para geração de renda. “Estamos felizes em proporcionar essa ação junto à comunidade. Essas capacitações no ramo alimentício pode ser um impulso para essas pessoas empreenderem ou mesmo incrementarem suas rendas familiares. Nossas ações de responsabilidade social e sustentabilidade acreditam no potencial do nosso povo. Queremos ajudá-los a continuar sonhando, realizando e crescendo”, diz Maria Augusta Nolasco – Coordenadora de Sustentabilidade da M. Dias Branco.
O programa vai passar pelas cidades do Rio de Janeiro (RJ), Jaboatão dos Guararapes (PE), Lençóis Paulista (SP) e Rolândia (PR), de agosto a outubro de 2022, de forma presencial, e vai impactar diretamente cerca de 720 pessoas.
No Rio de Janeiro, serão oferecidas duas oficinas por mês, e em cada encontro serão abordadas receitas diferentes. Cada oficina tem 60 vagas e as inscrições precisam ser feitas diretamente pelo site para cada oficina. “As pessoas podem participar de um único tema ou de todos, basta se inscrever novamente”, explica Abílio Martins, Diretor Operacional da NTICS Projetos.
Além do conhecimento prático em culinária sustentável, o programa ainda vai estimular a criatividade e promover o empoderamento dos participantes, incentivando a criação de novas receitas. Ao final será entregue um livro de receitas do projeto junto com o certificado de conclusão.
Também será oferecido material de apoio sobre empreendedorismo em ambiente digital, com informações sobre como começar um negócio, precificação, entre outras habilidades, com o intuito de promover o empoderamento dos participantes e incentivar a geração de renda.
A primeira oficina acontece no dia 17 de agosto em dois horários diferentes para cada tema. O tema 01 pode ser feito das 8h30 às 10h ou das 10h30 às 12h. O segundo tema é das 13h30 às 15h ou das 15h30 às 17h.
No Rio de Janeiro o projeto conta com o apoio do Instituto Macieira.As inscrições são gratuitas, já estão abertas e podem ser feitas através do site: https://culinariasustentavel.com.br/