O sucesso de muitos brasileiros no surfe, como Yago Dora, que venceu a etapa de Saquarema do Circuito Mundial, tem servido de inspiração para muitos jovens.
Entre eles, beneficiados pelo projeto “Surf e Praia para Todos”, que oferece aulas gratuitas para grupos de baixa renda no Rio de Janeiro.
Há 26 anos dando aula na Praia do Arpoador, na zona sul carioca, Jean Carlos Pires veio de comunidade e encontrou no surf uma profissão.
Jaíra Andrade, também professora do projeto, lembra os desafios das primeiras ondas e a conquista de ver meninas dominando o mar sobre as pranchas.
A surfista Vitória Costa, de 13 anos, há sete meses participa do “Surf e Praia Para Todos”, e destaca o caráter democrático do esporte.
Aos 15 anos, Emanuel Ribeiro da Silva trilha o caminho do esporte, inspirado pelos seus ídolos.
Além de democratizar a prática do surf, e promover inclusão e integração social por meio do esporte, o projeto também é voltado para grupos da terceira idade e pessoas com deficiência de comunidades do Rio, como a Rocinha, Cantagalo, Pavão e Pavãozinho. Tudo isso graças à inédita parceria entre a Associação Brasileira da Indústria dos Esportes com Prancha e a Loterj, Loteria do Estado do Rio de Janeiro.