A deputada estadual Verônica Lima (PT) protocolou na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) o Projeto de Resolução 98/2023, que criar o Fórum Permanente de Diálogo com os Comunicadores Comunitários e Populares de Favelas e Periferias. Um dos objetivos, segundo a parlamentar, é o combate à desinformação.
Leia mais: Brasil de Fato completa 20 anos de comunicação popular e luta pela democracia
O Fórum tem por objetivo criar um canal de diálogo entre a Casa Legislativa e os comunicadores populares, para que possam trazer suas demandas, reivindicações e pautas das comunidades, além de promover a troca de experiências e o conhecimento mútuo desses profissionais.
“A ideia é que esse espaço nos permita pensar em políticas públicas que possam apoiar o direito à comunicação popular, garantindo a integração, formação, combate à desinformação – fakenews – e segurança desses comunicadores, que tem uma função cada vez mais importante na defesa dos direitos à educação, cultura, meio ambiente, equidade racial e desenvolvimento comunitário”, explicou a deputada.
Leia também: Casa da Mulher Carioca abre 9 mil vagas para cursos de capacitação em bairros do Rio
Segundo Verônica, a comunicação popular passou a privilegiar o espaço virtual para a consolidação dos movimentos de resistência e luta social. “Múltiplas iniciativas de midiativismo surgiram e se consolidaram nas comunidades e nas periferias. Um movimento diverso, plural e rico que encontrou caminhos para se desenvolver a despeito das limitações financeiras ou estruturais”.
Edição: Eduardo Miranda