Queimadas em áreas de vegetação podem danificar rede elétrica, alerta Light 

Diário Carioca
Foto: Reprodução

Nesta época do ano, quando o clima fica mais seco e chove menos, é comum a incidência de queimadas em áreas de vegetação. Além dos danos ao meio ambiente, o fogo também pode atingir a rede elétrica, causando interrupções no fornecimento de energia. Entre janeiro de 2022 até maio de 2023 mais de 23 mil clientes da Light ficaram sem luz em função de 35 episódios de queimadas e incêndios em regiões de mata. As principais ocorrências foram registradas nos municípios de Três Rios, Barra Mansa, Volta Redonda, Mendes, Barra do Piraí, Rio Claro, Paraíba do Sul e Miguel Pereira. 

A coordenadora de Serviços de Rede da Light, Monique Ferreira, explica que os incêndios podem provocar o desligamento da energia elétrica e queimar equipamentos. “Quando ocorrem episódios de queimadas próximos a rede elétrica, o calor e as chamas danificam as estruturas e equipamentos da empresa. Além disso, quando há interrupção no fornecimento de energia, o tempo para normalizar o serviço é maior, pois é necessária uma parceria com o Corpo de Bombeiros e, consequentemente, a substituição de todos os equipamentos atingidos pelas chamas”. 

Monique destaca ainda que a companhia realiza, diariamente, serviços de manutenção preventiva na rede de energia para diminuir a probabilidade desses episódios. “Entre as ações que realizamos, podemos destacar os serviços de poda de árvores próximas à rede elétrica. A empresa ainda realiza aceiros ao redor dos postes e roçadas nas faixas de servidão das linhas de transmissão e distribuição”, finaliza. 

A companhia reforça que em casos de incêndios próximos a rede elétrica, a Light deve ser acionada para tomar as medidas relativas à distribuição de energia. Qualquer ocorrência deve ser registrada junto à empresa por meio do telefone 0800 021 0196. Quando o fogo estiver atingido uma rede elétrica energizada, não deve haver aproximação e equipes do Corpo de Bombeiros também devem ser acionadas imediatamente. 

Para evitar as queimadas e garantir a qualidade do fornecimento de energia, a Light reforça algumas dicas importantes: 

– Não lance pontas de cigarro próximo a vegetação – com a baixa umidade do ar, a vegetação seca pega fogo com mais facilidade;
– Lugar de lixo é na lixeira. Latas de metal, vidro e garrafas descartados inadequadamente podem se aquecer ao sol e provocar incêndios. 

– Não solte balões. A prática, além de perigosa, é crime e pode ocasionar queimadas. 

– Ao realizar acampamentos, apenas acenda fogueiras após limpar o local, retirando completamente a vegetação em volta e se certificar de que está em uma área aberta. Ao terminar a atividade, apague a fogueira com água e apague e resfrie as brasas. Nunca se ausente do acampamento, deixando para trás a fogueira acessa ou com torrões em brasas.

Share This Article
Follow:
Equipe de jornalistas, colaboradores e estagiários do Jornal DC - Diário Carioca