A Secretaria Municipal de Trabalho e Renda do Rio de Janeiro e o Grupo Arco-Íris de Cidadania LGBTQIA+ lançam nesta sexta-feira (30/6) o Posto Avançado Trabalha Rio LGBTQIA+. A unidade funcionará na sede do grupo, na Rua da Carioca 45, Centro.
A abertura será durante o evento “Ação Orgulho e Cidadania LGBTQIA+”, que celebra o Mês do Orgulho LGBTQIA+ . O objetivo do novo posto é aumentar a empregabilidade desse público, especialmente mulheres travestis e transexuais e homens trans, entre outras pessoas em situação de pobreza. O projeto conta com parceria da Coordenação Executiva da Diversidade Sexual da Prefeitura do Rio.
O posto funcionará todas as sextas-feiras, das 13h às 18h, com cadastramento de currículos para vagas de emprego, orientação profissional, emissão de documentos, ofertas de cursos de qualificação e formação técnica e de vagas de emprego.
– Junho é o Mês do Orgulho LGBTQIA+, mas essa é uma causa que nos movimenta todos os dias. Dados levantados por pesquisadores do Laboratório de Diversidade Sexual e de Gênero, Políticas e Direitos da UERJ, ainda na pré-pandemia, mostravam que quase 75% das travestis ganhavam menos de R$ 2 mil mensais, e mais de 50% das mulheres trans estavam na mesma situação. São as populações mais vulneráveis no segmento. Implementar este posto avançado junto com o Grupo Arco-Íris é reconhecer iniciativas comunitárias, e uma das nossas estratégias de acesso é a inclusão dessas pessoas no mundo trabalho – justifica o secretário Everton Gomes.
A ação nesta sexta-feira terá ainda outros serviços sociais e apresentações culturais. O Núcleo de Diversidade Sexual e Direitos Homoafetivos da Defensoria Pública emitirá gratuidades para alteração de nome de trans homens e mulheres travestis e transexuais. Pessoas LGBTQIA+ que quiserem informações sobre casamento ou obter segunda via de documentos poderão receber documentos de gratuidades.
Em parceria com a ImPrEP Brasil, do Instituto Nacional de Infectologia, o grupo fará ainda orientações sobre prevenção combinada às ISTs-AIDS e às hepatites.
Durante o evento haverá demonstração de como reutilizar roupas para compor novos looks e apresentação de trajes completos concebidos pela Escola de Divines, em um desfile com foco na moda sustentável feita por pessoas trans, além realização de um bazar social com roupas vendidas a preços baixos, montado para arrecadação de recursos para as ações do Grupo Arco-Íris.
Para o presidente do Grupo Arco-Íris, Cláudio Nascimento, enfrentar a LGBTIfobia é garantir que a comunidade tenha acesso a oportunidades de trabalho e geração de renda para que possa exercer a cidadania plena, que passa também pela inclusão econômica:
– Este posto de atendimento à população LGBTQIA+ é uma iniciativa pioneira no combate às desigualdades no acesso ao emprego formal, para que as políticas públicas cheguem à nossa população.
Nascimento acrescenta que os dados preliminares de pesquisa da Aliança Nacional LGBTQIA+, a ser lançada em agosto, evidenciam uma consistente situação de discriminação. Segundo o estudo, a comunidade tem menos tempo de permanência em postos de trabalho e, a cada 10 pessoas entrevistadas, quatro relataram já ter sofrido violência por colegas de trabalho e chefias e, na educação, base fundamental para o acesso ao trabalho, 7 em cada 10 relataram sofrer violências por colegas e professores.
Serviço:
Evento: “Ação Orgulho e Cidadania”
Data: Sexta-feira, 30 de junho
Horário: 14 às 19h
Endereço: Rua da Carioca 45, Centro.
Programação:
14h – Início da Ação
14h30 – Abertura oficial com apresentação artística
15h – Oficina de reutilização
15h30- Show de Drag Queens
16h – Desfile de Moda da Escola de Divines
17h – Show de Drag Queens
17h30 – Apresentação Musical
14h às 19h – Serviços sociais à população LGBTQIA+