A Guarda Municipal do Rio (GM-Rio) dará início à Operação Volta às Aulas, nesta segunda-feira (06/02), com o emprego de 40 guardas municipais dos Grupamentos Especiais de Trânsito (GET) de todas as regiões da cidade. A ação consiste no reforço da fiscalização e na orientação do trânsito nos principais corredores viários e de grande concentração de escolas, em especial as particulares, que registram movimento maior de veículos.
Os guardas vão fazer o monitoramento do tráfego e também orientar motoristas e auxiliar na travessia de alunos para dar fluidez ao trânsito e evitar acidentes, com foco na segurança de alunos e responsáveis. Eles atuarão posicionados em pontos estratégicos no entorno de 41 escolas que registram grande movimento de veículos nos horários de entrada e saída de alunos, realizando ações de patrulhamento a pé e motorizado.
– Para nós, é uma imensa satisfação realizar mais uma edição da Operação Volta às Aulas, porque, neste ano, a rotina da nossa cidade já está totalmente restabelecida, também com o retorno do carnaval de rua. Pedimos a colaboração de todos os pais e responsáveis e também dos demais motoristas, com muita atenção às regras de trânsito e muita paciência, para que esse retorno seja o mais tranquilo possível e, principalmente, com muita segurança para nossas crianças e adolescentes – destaca o comandante da GM-Rio, inspetor geral José Ricardo Soares.
Entre os corredores cobertos pela operação estão: Rua São Clemente, em Botafogo (via de acesso aos colégios Corcovado, Santo Inácio e Britânico); Visconde Silva, no Humaitá (colégio Andrews); Rua São Francisco Xavier, na Tijuca (colégios Militar e Pedro II); Avenida Maracanã (CEFET); Av. Bartolomeu de Gusmão, em São Cristóvão (Colégio Adolfo Bloch); Rua Cambaúba, na Ilha do Governador (Colégio Cambaúba); Rua Ernani Cardoso, em Cascadura (Escola Municipal Paraná); Rua Cerqueira Daltro, em Cascadura (Colégio Santa Mônica); Rua Hermínia, no Cachambi (Colégio Santa Mônica), Rua Isolina, no Méier (Colégio Martins); Av. Dom Helder Câmara, em Higienópolis (Escola Municipal Pace e Legião da Boa Vontade); Rua Araguaia, na Freguesia (Colégios Guarriga e Primus). Rua Geminiano Góis, na Freguesia (Colégio Santa Mônica); Estrada de Jacarepaguá, no Anil (Colégio Alfa CEM); Rua Padre Ventura, na Taquara (Colégio Santa Mônica); Av. Nelson Cardoso, na Taquara (Colégio Nacional ); Estrada dos Três Rio nº 763, na Freguesia (Colégio Luís de Camões); Rua Edgar Werneck, na Cidade de Deus (Ciep João Batista); Rua Rino Levi, Barra da Tijuca (Colégio Santo Agostinho); Rua Cel. João Olintho, no Recreio (Colégio Ícaro); Av. das Américas, no Recreio (Colégio Notre Dame); Rua Professor Ferreira da Rosa, na Barrinha (CEI); Av. Vito Konder, na Barrinha (Colégios PH e Britânia The English School); Rua Correia de Araújo, na Barrinha (Escola Suíço Brasileira); Estrada do Joá, na Barrinha (Colégio Liessin); Rua Ivo do Prado, em Campo Grande ((Escola Especial Municipal Maria Montessori).
Ronda Escolar – A Operação Volta às Aulas conta ainda com a retomada das atividades do Grupamento de Ronda Escolar (GRE), que conta com efetivo de 230 guardas municipais. Durante o período de férias escolares, as equipes atuam no patrulhamento das escolas com foco na proteção das instalações. Com o retorno dos alunos, as equipes passam a realizar o patrulhamento preventivo com foco na segurança de alunos, responsáveis e professores, além da proteção das instalações. Também são realizadas as atividades socioeducativas com atividades lúdicas para as crianças e palestras para os adolescentes que visam a conscientização de temas relevantes de cidadania e proteção de direitos, como no caso da Educação para o Trânsito, Prevenção à Violência, Prevenção à Dengue, ao Coronavírus, entre outras coisas. Na primeira semana, as equipes da Ronda Escolar realizam ação especial de boas-vindas aos alunos e dão apoio à Secretaria Municipal de Educação.
Dicas aos motoristas
– Procure chegar antes para evitar o fluxo de veículos
– Obedeça a fila indiana
– Não pare o carro em local indevido, como filas duplas
– Não ocupe calçadas, porque isso dificulta a passagem de pedestres
– Faça paradas rápidas no embarque e desembarque
– Oriente seus filhos sobre a travessia, recomendando o uso da faixa de pedestre
– Combine previamente com o seu filho um ponto de encontro para o embarque e desembarque, antes ou depois do portão da escola ou em ruas transversais.
– Esteja sempre atento à sinalização e siga as orientações do guarda municipal