Estudantes que vão fazer o Enem no Rio de Janeiro neste domingo (13) e no próximo dia 20 poderão embarcar de graça em todas as estações do metrô, tanto na ida quanto na volta das provas.
A iniciativa “Passe livre na Educação” é uma parceria da Concessionária Metrô Rio, a Universidade Estácio e o fabricante de canetas Bic, e tem uma meta ambiciosa, como explica Eduardo Guedes, diretor de Marketing da Estácio…
“A gente tem aproximadamente aí mais ou menos umas 100 mil pessoas inscritas no Enem no Rio e a gente estima que mais ou menos uma metade disso use o metrô como principal meio de transporte, então a gente está falando aí de mais ou menos umas 50 mil pessoas que vão se beneficiar da ação no dia da prova”.
O objetivo é facilitar a mobilidade dos estudantes que farão o Exame Nacional do Ensino Médio. Além do embarque gratuito, a ação contará com mensagens motivacionais ao longo do trajeto no metrô e distribuição de canetas pretas, que são as únicas permitidas na prova.
Para participar, não há burocracia, como explica Eduardo Guedes.
“A gente optou por fazer uma mecânica super simples, onde basicamente a catraca de todas as estações do metrô rio vão estar liberadas e basta ele apresentar um documento de identidade e a comprovação de inscrição no Enem 2022. Isso já é suficiente para ele acessar o metrô de graça nos dias da prova”.
As provas do Enem começam, tanto neste domingo quanto no dia 20, uma e meia da tarde, horário de Brasília. Os portões dos locais de prova são abertos meio-dia e fechados uma hora em ponto. Mais informações sobre o projeto “Passe Livre na Educação” estão na internet, no endereço metrorio.com.br
Da Radio Agência Nacional