A Coordenadoria Executiva da Diversidade Sexual da Prefeitura do Rio, órgão da Secretaria Municipal de Governo e Integridade Pública, vai financiar o Projeto Capacitrans, de capacitação profissional de pessoas LGBTI+. A primeira turma contemplada pela parceria terá 30 alunos em situação de vulnerabilidade social e focará em dois eixos: moda e gastronomia.
Coordenado pela ativista Andréa Brazil, o Capacitrans existe há 2 anos e meio e já formou mais de 60 pessoas. Para o financiamento, serão repassados R$ 20 mil.
As aulas começam nesta semana e seguem até dezembro, de maneira totalmente online. O processo seletivo foi realizado pelo Capacitrans, por meio de inscrições via redes sociais. Durante o curso, os alunos desenvolverão projetos visando à construção de seus próprios empreendimentos.
– O empreendedorismo é uma saída importante para a questão da empregabilidade de pessoas LGBTI+, que enfrentam, ainda, muitas barreiras de acesso ao mercado do trabalho. Neste sentido, o trabalho do Capacitrans tem sido fundamental para a nossa cidade – ressalta o coordenador executivo da Diversidade Sexual do Rio, Carlos Tufvesson.
Iniciativa é fundamental após impacto causado no mercado de trabalho pela pandemia.
– A parceria com a Prefeitura é crucial pois viabiliza que novos empreendedores LGBTI+ possam conquistar empoderamento e movimentar a economia em nosso município. Depois de uma fase caótica da pandemia, onde pessoas trans e LGBs em vulnerabilidade estavam “desempregades”, sem rumo ou sonhos, esta iniciativa foi um sopro de esperança para nossa população carioca – afirma Andréa Brazil