A Rio+Saneamento concluiu obras de extensão de rede de água em três comunidades no bairro de Santa Cruz, na Zona Oeste do Rio de Janeiro. Mais de 5 mil moradores das localidades Maria Loroza, Nova Canaã e Vila Verde foram contemplados com melhorias no sistema de abastecimento após a instalação de 10 km de rede. As intervenções ocorreram em sinergia com o programa de urbanização Bairro Maravilha, da Prefeitura do Rio.
Na localidade Maria Loroza foram entregues 6 km de rede de água e a padronização de 1,2 mil ligações. Foram construídas, ainda, duas elevatórias que permitem o abastecimento de todos os pontos altos da região com a pressão adequada. Por lá, mais de 4 mil pessoas foram beneficiadas.
Também em Santa Cruz, a Rio+Saneamento implantou 2,5 km de rede na comunidade Nova Canaã, além de 324 ligações padronizadas, melhorando o fornecimento de água para cerca de 1 mil pessoas.
Na comunidade Vila Verde, a concessionária concluiu 1 km de rede de água, além da padronização de 160 ligações, melhorando o abastecimento de mais de 500 moradores.
“A sinergia com os serviços da Prefeitura permite que as comunidades recebam os benefícios da urbanização e do saneamento básico, integrando os locais com o entorno dos bairros e, como consequência, levando mais cidadania a estes moradores”, destaca Leonardo Righetto, presidente da Rio+Saneamento.
Trabalho a longo prazo
As obras concluídas fazem parte da primeira etapa de intervenções previstas pela Rio+Saneamento em áreas irregulares, não-urbanizadas ou parcialmente urbanizadas da Zona Oeste do Rio. O projeto, de longo prazo, prevê o investimento de mais de R$ 350 milhões nos primeiros 11 anos de operação da concessionária.
A segunda etapa do projeto já foi iniciada e conta com obras para construção de novos trechos de rede de água nos bairros de Bangu, Campo Grande, Cosmos, Inhoaíba, Paciência, Realengo e Santa Cruz, Santíssimo e Vila Kennedy.
A concessionária projeta atuar nos primeiros cinco anos no saneamento de 26 localidades dentro das 61 contempladas no Programa Bairro Maravilha, com investimentos que somam R$ 50 milhões. Neste período, cerca de 35 mil pessoas serão beneficiadas pelas ações da Rio+Saneamento.