RJ lança aplicativo para acionar a polícia nas escolas

Diário Carioca

Uma ferramenta para trazer mais segurança para os colégios. Essa é a função do aplicativo Rede Escola, desenvolvido pela Polícia Militar para agilizar o acionamento de viaturas em caso de ocorrências nas escolas. A ferramenta para celular já está disponível para Android e iOS. Profissionais das redes pública e privada de educação poderão acionar a polícia através de um botão de emergência à disposição do usuário na tela do celular.

O lançamento ocorreu nesta segunda-feira (3), durante solenidade no Palácio Guanabara, com a presença do governador Cláudio Castro, que falou da importância da iniciativa.

Com apenas um clique, a Central 190, responsável pelo despacho de viaturas, é acionada, sem necessidade de ligação telefônica. Por meio do aplicativo, o operador recebe o pedido de socorro em tempo real e aciona a viatura mais próxima da escola.

O aplicativo pode ser baixado por alunos, professores e funcionários dos estabelecimentos de ensino. Um manual, disponível nas plataformas digitais do Governo do Estado, ensina o passo a passo para fazer o download e cadastramento.

O Rede Escola faz parte de um pacote de medidas do governo do estado para ampliar a segurança nas escolas, como a Patrulha Escolar e de Proteção à Criança e ao Adolescente, além do ciclo de formação dos servidores da rede de ensino voltado para prevenção de risco em ambiente escolar.

Além disso, durante a cerimônia, alunos de escolas estaduais receberam os novos kits de uniformes escolares. Em uma iniciativa inédita no estado, estão sendo distribuídos mais de 778 mil kits compostos por quatro camisas, duas calças jeans, três pares de meias e um par de tênis. O material está sendo entregue nas próprias unidades escolares.  Anteriormente, os estudantes só eram contemplados com camisas.

A rede pública estadual conta com mais de 628 mil estudantes.

Share This Article
Follow:
Equipe de jornalistas, colaboradores e estagiários do Jornal DC - Diário Carioca