Jovens moradores de comunidades cariocas irão conhecer a Cidade do Samba Joãosinho Trinta, na Gamboa, zona central da cidade. Na quadra da Beija-Flor de Nilópolis, os alunos dos projetos da Secretaria Especial da Juventude Carioca (JUVRio) vão aprender sobre a tecnologia utilizada no movimento dos carros alegóricos e a sustentabilidade na confecção das fantasias e adereços dos foliões do carnaval.
O encontro acontecerá amanhã (06/07), às 10h30, com 15 jovens que realizam cursos no Espaço da Juventude da Cidade de Deus, na zona oeste do Rio, e 30 do Pacto pela Juventude, projeto realizado em parceria com a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco) e que hoje está presente em diversas comunidades do Rio.
Além da tecnologia empregada nos carros alegóricos, a visita será focada em entender como é feita a reciclagem das fantasias e de que forma essa indústria se organiza para se tornar cada vez mais sustentável. No Pacto, os jovens são orientados e incentivados a multiplicar conhecimentos e soluções para problemas históricos da sua própria vizinhança nas temáticas Cultura, Esporte, Sustentabilidade e Tecnologia. No total, 800 jovens já foram beneficiados pelo PPJ, com o pagamento de bolsa-auxílio de R$500.
Desde que começaram a ser inaugurados, os Espaços da Juventude já formaram mais de 2 mil jovens para as oportunidades da Indústria 4.0, da inteligência artificial e da robótica. Existem mais três unidades na cidade: Estácio, Vigário Geral e Vargem Pequena. Todas oferecem, gratuitamente, cursos da área tecnológica: Robótica, Drone, Indústria do Som (DJ), Indústria Avançada, Programação Móvel (IOT), Design de Games e Impressão 3D.
“Esse será um momento de ver, na prática, como nasce o Carnaval carioca. Vamos proporcionar aos jovens uma experiência única para que eles conheçam mais uma oportunidade de aplicar o que estão aprendendo dentro do Pacto pela Juventude e nos cursos dos Espaços da Juventude”, destacou o secretário Salvino Oliveira.