A Secretaria de Ordem Pública (SEOP) e a Guarda Municipal (GM-RIO) removeram 220 veículos e multaram mais de 350 durante a Operação Réveillon 2023/24. Ao longo do dia de ontem e madrugada do dia 1° mais de 700 bebidas que seriam vendidas irregularmente foram apreendidas, além de quatro botijões de gás, oito burrinhos sem rabo, churrasqueira, placa publicitária, uma tenda, mesas e cadeiras, entre outros.
Os agentes, no patrulhamento a pé, fiscalizaram mais de 200 ambulantes, um quiosque em Copacabana que estava demarcando o local na areia foi orientado a retirar a marcação, outro que estava usando grades na calçada também teve que retirar, uma carrocinha que estava na areia pegou fogo e os agentes ajudaram a apagar o incêndio. A equipe apreendeu 11 armas brancas. Já os agentes da fiscalização de táxis multaram 158 veículos (táxis e carros que atuam em aplicativo) por diversos motivos como: parada irregular, licenciamento anual vencido, estacionamento na calçada, entre outros. Duas cobranças no tiro foram flagradas pelos agentes, três veículos lacrados e 16 taxistas foram convocados por estarem circulando irregularmente.
Os agentes da GM-RIO distribuíram mais de 80 pulseiras de identificação de crianças.
“O balanço da operação Réveillon é extremamente positivo. A Secretaria de Ordem Pública e a Guarda Municipal conseguiram cumprir suas funções de ordenar o espaço público para receber a população e de auxiliar as polícias na segurança. Nós contamos com grandes equipes de fiscalização para apreender materiais que colocavam em risco a integridade física das pessoas, como facas, garrafas de vidro, botijões de gás. Nós conseguimos também identificar e prender indivíduos que praticaram delitos de furto na orla de forma muito isolada e também conseguimos fiscalizar o estacionamento irregular. Infelizmente precisamos usar o reboque, mas é uma medida muito importante para liberar o espaço público. Dessa forma conseguimos manter a ordem pública e auxiliar as polícias na segurança”, afirma o Secretário de Ordem Pública, Brenno Carnevale.
Ocorrências
Uma mulher, que teve um telefone furtado, recebeu o apoio das equipes que tentaram localizar ele por meio do GPS. Os agentes conseguiram recuperar o aparelho e conduziram o autor do furto (um menor de idade) para a Delegacia Especial de Atendimento à Pessoa da Terceira Idade.
Uma outra pessoa teve o cordão furtado em Copacabana. As equipes foram atrás do homem que cometeu o furto até alcançá-lo. Ele, que é menor de idade, foi levado para a 12ª Delegacia Policial. Já em outro momento, os agentes se depararam com um homem sendo agredido por populares. A equipe fez a prisão dele e acharam um telefone na posse dele. Ele também foi conduzido para a 12ª Delegacia Policial. A vítima ligou para o telefone e foi orientada pelos agentes a comparecer na delegacia para registrar a ocorrência e pegar seu aparelho telefônico.
Ainda houve a condução de quatro pessoas para DP por suspeitas de furto e por agressão, mas após verificação foram liberados. Ao todo, os agentes intervieram em cinco casos de confusão na orla e também foram registrados 100 casos de auxílio aos cidadãos, em situações de emergência médica ou para informações.
Uma carteira de dinheiro foi encontrada no mar, na altura da Rua Siqueira Campos, e entregue por um cidadão no container de monitoramento de câmeras da GM-Rio. Dentro dela continha diversos cartões de banco, plano de saúde, dinheiro e outros documentos. Os agentes viram uma carteira de uma escola de samba e foi por meio dela que eles se comunicaram num grupo de whatsapp da escola informando que esses pertences estavam na posse da guarda municipal. O cidadão foi localizado e a carteira entregue ao dono.
Duas crianças perdidas, sendo uma delas de apenas oito anos, receberam apoio dos agentes até as famílias serem localizadas.