Moradores da Praça Seca, na Zona Oeste do Rio, foram acordados por um intenso tiroteio na manhã desta quarta-feira (1º). A operação do 18º BPM (Jacarepaguá) e do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) foi motivada por uma guerra entre criminosos rivais pelo controle do território.
Segundo a PM, houve troca de tiros na Chacrinha e um suspeito, ainda não identificado, acabou baleado e não resistiu aos ferimentos. No local, um fuzil foi apreendido. Um outro homem foi preso e uma pistola apreendida, além de drogas.
Moradores também lamentaram a rotina de violência na região. “O bom dia da Praça Seca é diferenciado! Muito tiro já cedo, morar aqui te prepara para tudo”, disse um. “Praça Seca já tem seu despertador natural”, ironizou outro. “‘Bala voando’ cedo na Chacrinha, Praça Seca”, relatou mais um.
Nos últimos meses, a Praça Seca se tornou palco de uma guerra pelo controle da área. Após uma invasão de milicianos ao Morro do Jordão, no mês de agosto, traficantes teriam recuado para a Chacrinha. Desde então, os grupos têm se enfrentado constantemente, provocando uma rotina de violência para os moradores e comerciantes.
Desde o ano passado, a Zona Oeste sofre com as disputas territoriais. A região foi dominada por grupos paramilitares por anos mas, recentemente, o tráfico, buscando expandir pontos de venda de drogas, conseguiu tomar o controle em diferentes locais.