A Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) inaugura o Serviço de Promoção da Saúde Universitária (SPSU) no Instituto Politécnico do Rio de Janeiro (IPRJ), na próxima quarta-feira (5), às 10h, em Nova Friburgo, na Região Serrana. Essa é uma antiga reivindicação da comunidade acadêmica, que passa a contar com um posto de atendimento primário e ações de prevenção de saúde regulares no local.
‘Nosso objetivo é cuidar da saúde da nossa comunidade, possibilitando a melhoria da qualidade de vida dos nossos alunos, professores e técnicos. A intenção é que possamos potencializar ações educativas e serviços de saúde no ambiente universitário”, afirma o reitor Mario Carneiro. Segundo ele, o SPSU também fará o encaminhamento adequado para a rede municipal, em casos de urgência.
Outra novidade a ser implementada no IPRJ será a Sala de Apoio à Maternidade. Trata-se de um espaço destinado às mães,com conforto, privacidade e segurança, onde elas poderão amamentar os filhos,ou mesmo extrair e armazenar o leite em frascos esterilizados, para uso posterior. A ideia faz parte das propostas apresentadas pelo Comitê de Assessoramentoem Ações de Promoção da Saúde Universitária, instituído em outubro de 2022, vinculado à Pró-reitoria de Saúde (PR5) da Uerj.
De acordo com a Coordenadoria de Assistência em Saúde da PR5, essas duas iniciativas estão alinhadas com as políticas públicas que vêm sendo desenvolvidas pelo Ministério da Saúde. A perspectiva é poder ampliar ainda mais esses serviços em outras unidades estratégicas da Uerj até o fim do ano. A previsão inicial é que os campi Resende e Zona Oeste sejam os próximos a receber as novas estruturas.
Inauguração do Serviço de Promoção da Saúde Universitária eSala de Apoio à Maternidade da UERJ no IPRJ
Dia: 5 de julho de 2023, às 10h
Local: Instituto Politécnico do Rio de Janeiro
Endereço: Rua Hormindo Silva, 25 – Lagoinha – Nova Friburgo/RJ.