O verão começa oficialmente às 18h48 do dia 21 de dezembro de 2022. O primeiro dia da estação é marcado pelo solstício, quando o Hemisfério Sul vive o dia mais longo do ano e a noite mais curta.
“Isso acontece porque o ângulo de inclinação da Terra em relação ao sol atinge o seu máximo. Por isso, o Hemisfério Sul fica mais iluminado”, explica a meteorologista do Sistema Alerta Rio, Raquel Franco.
De acordo com o Sistema Alerta Rio, os primeiros dias do verão serão de tempo instável. Na quarta-feira (21/12), há previsão de chuva fraca a moderada isolada a qualquer hora do dia. Os modelos numéricos de previsão do tempo indicam que chova, em média, 15 mm neste dia.
Na quinta-feira (22/12), ainda há condições para chuva fraca a moderada isolada a qualquer momento. Os modelos numéricos de previsão do tempo indicam que chova, em média, 10 mm.
Na sexta-feira (23/12) e no sábado (24/12), a nebulosidade estará variada, porém não há previsão de chuva.
Características do verão no mês de dezembro
Em dezembro ocorre a transição entre as condições do tempo da primavera e do verão. Neste período, a cidade do Rio de Janeiro tem maior frequência de temperaturas altas e umidade do ar elevada, o que favorece a formação de pancadas de chuva no fim do dia.
Conhecido pelas chuvas de forte intensidade e com curta duração, principalmente nos períodos da tarde e da noite, a estação que se inicia tem como característica as temperaturas altas e as chamadas chuvas de verão.
“Essas pancadas estão relacionadas à atuação de áreas de instabilidade formadas pelo calor e alta umidade do ar, aos episódios de Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) e também devido à atuação de frentes frias”, destaca Raquel Franco.
Comunicação de chuvas
O Alerta Rio foi criado em 25 de setembro de 1996 e, desde então, emite boletins de alertas aos órgãos da Prefeitura do Rio envolvidos na mitigação dos danos causados por fortes chuvas. Através do Centro de Operações Rio, a população e a imprensa recebem, em tempo real, as previsões atualizadas quatro vezes ao dia. Além disso, o Alerta Rio conta com um radar meteorológico para acompanhar o surgimento e deslocamento de núcleos de chuva.
O cidadão pode conferir, em tempo real, todas as informações sobre as condições do tempo no perfil do Centro de Operações Rio no twitter @OperacoesRio e no aplicativo COR.Rio, versões iOS (bit.ly/appcor_ios) e Android (bit.ly/appcor_android).