Os quatro prédios da antiga Universidade Gama Filho, em Piedade, na Zona Norte do Rio, foram implodidos neste domingo (5) para a construção de um parque.
A operação, que não afetou a prova do Enem, ocorreu às 7h e contou com a participação de cerca de 700 imóveis que foram desocupados para garantir a segurança dos moradores.
Segundo o subprefeito da Zona Norte, Diego Vaz, a expectativa é que a área esteja liberada para o retorno dos moradores às 7h30.
A prefeitura promete construir no local o Parque Piedade, projeto semelhante ao Parque Madureira com áreas de lazer, horta urbana, academia, pista de skate e campo de futebol.
Moradores da região dizem que um prédio na Rua Martins Costa também pertencia à universidade e dava lugar aos cursos de odontologia e enfermagem, mas que não faz parte do projeto da obra. Além da área de lazer, eles pedem uma creche pública na área.
Por conta da implosão, um raio de 150 metros precisou ser isolado. A previsão é que as liberações aconteçam às 8h. Veja os pontos interditados:
- Rua Manoel Vitorino, em ambos os sentidos, no trecho entre a Rua Euzébio de Matos (Praça dos Garis) e a Rua da Capela;
- Rua Goiás, no sentido Méier, entre a Rua Bernardino de Campos e a Rua Angelina;
- Rua Goiás, no sentido Cascadura, entre a Rua Silvana e a Rua João Pinheiro;
- Rua Silvana, no trecho entre a Rua José Domingues e a Rua Goiás;
- Rua Martins Costa;
- Rua da Capela;
- Rua Dr. Luiz Masson;
- Rua Viana Júnior;
- Rua Xavier dos Pássaros, no trecho entre a Rua Assis Carneiro e nº 100.
Confira abaixo as rotas alternativas:
- Para ir de Cascadura para o Centro, utilizar a Av. Dom Helder Câmara;
- Quem deseja ir do Méier para Cascadura, utilizar a rota pela Rua Clarimundo de Melo e Padre Telêmaco.
A Comlurb montou uma operação especial de limpeza na região, com 27 garis.