COVAX: 1 milhão de novas vacinas contra COVID-19 chegam ao Brasil nesta quarta-feira

Diário Carioca

Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) anunciou que um novo lote de 1.036.800 vacinas contra COVID-19 do Mecanismo COVAX, fabricadas pela AstraZeneca/Oxford, está previsto para chegar ao Brasil nesta quarta-feira (21). Outras doses devem ser enviadas ao país ao longo das próximas semanas.

O COVAX é co-liderado pela Coalizão para Promoção de Inovações em prol da Preparação para Epidemias (CEPI); pela Aliança Mundial para Vacinas e Imunização (GAVI); e pela Organização Mundial da Saúde (OMS) – que trabalham em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), como parceiro chave na execução, bem como com organizações da sociedade civil, fabricantes de vacinas, Banco Mundial e outros.

Fundo Rotatório da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) é o agente de compras reconhecido pelo COVAX para os países da região das Américas. Até o momento e sem o novo lote, o Brasil já recebeu entre março e julho deste ano 6.952.800 vacinas contra COVID-19 desse consórcio – sendo 6.110.400 da AstraZeneca/Oxford e 842.400 da Pfizer/BioNTech.

Como o Brasil é um dos países autofinanciados do COVAX, as vacinas são adquiridas com recursos do Ministério da Saúde brasileiro.

Desde o início da pandemia, o Sistema ONU no Brasil tem trabalhado com as três esferas de governo, empresas e a sociedade civil para identificar e atender as necessidades da população na resposta à crise sanitária e a seus efeitos socioeconômicos.

Até que a maioria da população esteja completamente vacinada será fundamental manter todas as medidas preventivas de resposta à pandemia. Para as autoridades de saúde pública, isso significa fazer sistemática e massivamente testes de diagnóstico, rastreamento de contatos, isolamento, quarentena assistida e atendimento de qualidade. Para os indivíduos, significa evitar aglomerações, continuar com o distanciamento físico, higienizar as mãos regularmente com sabão ou álcool gel, usar máscaras e manter os ambientes bem ventilados.

Sobre a OPAS – A Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) trabalha com os países das Américas para melhorar a saúde e a qualidade de vida de suas populações. Fundada em 1902, é a organização internacional de saúde pública mais antiga do mundo. Atua como escritório regional da Organização Mundial da Saúde (OMS) para as Américas e é a agência especializada em saúde do sistema interamericano.
 
Sobre o UNICEF – O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) trabalha em alguns dos lugares mais difíceis do planeta, para alcançar as crianças mais desfavorecidas do mundo. Em 190 países e territórios, o UNICEF trabalha para cada criança, em todos os lugares, para construir um mundo melhor para todos. Saiba mais em unicef.org.br. Acompanhe nossas ações no FacebookTwitterInstagramYouTube e LinkedIn

Share This Article
Follow:
Equipe de jornalistas, colaboradores e estagiários do Jornal DC - Diário Carioca