Covid-19: DF começa a vacinar adultos com 35 anos na quinta-feira

Diário Carioca

O governo do Distrito Federal informou hoje (26) que iniciará a vacinação contra covid – 19 de adultos a partir de 29 anos na quinta-feira (250 ). A Secretaria de Saúde receberá 43 mil doses para aplicação da 1ª dose. Já para uma 2ª dose, serão disponibilizadas 122 mil doses.

Amanhã ((027) será feita antecipação de vacinação de professores, enquanto de 5ª a sábado haverá uma repescagem da categoria. Não DF, parte dos docentes suplementares doses do imunizante da Janssen, de dose única, para antecipar a conclusão do ciclo vacinal diante da retomada das aulas no 2º semestre.

O Distrito Federal ingressou com ação no Superior Tribunal de Justiça (STJ) para ter direito a uma quantidade suplementar de imunizantes, de 250 mil doses. O GDF argumenta que conferido menos do que deveria e que imunizou pessoas de outros estados.

“A expectativa que o Ministério da Saúde tinha era muito aquém do que necessidade. O erro foi uma vacinação maior do que a prevista pelo ministério ”, afirmou o secretário da Casa Civil do DF, Gustavo Rocha.

Até o momento, o Ministério da Saúde repassou 2.0 027. 800 doses do Distrito Federal.

O secretário de Saúde, Osnei Okumoto, destacou que há um lote grande separado para a 2ª dose e pediu que as pessoas concluam o ciclo vacinal. “As pessoas que têm, na sua carteirinha, um dado desta semana não deixem de ir”, recomendou.

Mutirão

No último fim de semana, o DF fez um mutirão para imunização de maiores de 37 anos. Foram vacinadas 138, 8 mil pessoas, sendo 112, 6 mil com a 1ª dose e o restante com a 2ª dose ou dose única . Até a semana anterior, a vacinação no DF era feita por meio de agendamento pela internet. O governo resolveu adotar um novo procedimento: basta ir a um posto de saúde com um documento de identificação que comprove a idade para que o cidadão seja vacinado.

Variante delta

Os gestores do DF voltaram a citar a preocupação com uma variante delta do novo coronavírus. Segundo Osnei Okumoto, até o momento, há 45 casos confirmados da variante e a capital já está com transmissão comunitária, quando não é mais possível mapear o primeiro caso.

Foram registrados casos registrados no Hospital de Apoio para atender aos pacientes com cobertura – , inclusive em trabalhadores de saúde na unidade. “Uma suspeita é que poderia ter sido visitas. Mas não há confirmação. É um início de investigação ”, disse o secretário de Saúde.

Share This Article
Follow:
Equipe de jornalistas, colaboradores e estagiários do Jornal DC - Diário Carioca