O Ministério da Saúde anunciou nesta segunda-feira (24) a extensão da campanha de vacinação contra a covid-19 com uma dose de reforço bivalente para toda a população acima de 18 anos de idade. Cerca de 97 milhões de brasileiros poderão ser vacinados.
Pode tomar uma dose bivalente quem recebeu, pelo menos, duas doses de vacinas monovalentes (Coronavac, Astrazeneca ou Pfizer) no esquema primário ou reforço. A dose mais recente deve ter sido tomada há quatro meses. Quem está com dose em atraso, pode procurar também as unidades de saúde.
O ministério destacou que as vacinas têm segurança comprovada, são eficazes e evitam complicações decorrentes da Covid-19. A extensão, segundo a pasta, tem “o objetivo de fortalecer a proteção contra a doença e ampliar a cobertura vacinal em todo o país”.
A campanha de imunização com a vacina bivalente foi iniciada em fevereiro, cuidada para idosos de 60 anos ou mais, pessoas que vivem em instituições de longa permanência, pessoas imunocomprometidas, indígenas, quilombolas, ribeirinhos, gestantes e puérperas, profissionais de saúde, pessoas com deficiência permanente, presos e adolescentes em medidas socioeducativas e funcionários de penitenciárias.
Até o dia 20 deste mês, mais de 10 milhões de pessoas já tomaram o reforço bivalente, sendo 8,1 milhões idosos, conforme dados divulgados pelo ministério.