A pediatria é a área da medicina que se dedica aos cuidados com crianças. Isso, provavelmente, você já sabe há muito tempo. Mas, como saber se essa área da medicina é ideal para quem está se formando na área?
No conteúdo abaixo, falaremos um pouco sobre o curso de pediatria, a fim de ajudar os estudantes de medicina a definirem se essa é, ou não, a especialização ideal para o seu perfil profissional e comportamental.
Quem pode fazer o curso de pediatria?
O curso de pediatria é uma especialização médica e por isso, só pode ser realizado por pessoas que já possuem bacharelado em medicina, reconhecido pelo MEC. O curso de medicina dura 6 anos e apenas após sua conclusão, pode ser iniciado um curso de especialização ou pós-graduação. Importa dizer que, no caso da pós-graduação, será necessário passar por uma avaliação (como o ENEM ou o vestibular, por exemplo) e, apenas após a aprovação, iniciar o curso.
Qual o tempo de duração do curso de pediatria?
A especialização em pediatria pode demorar de 2 a 3 anos, dependendo da instituição escolhida para a realização do curso.
O que é estudado no curso de pediatria?
Entre diversas matérias específicas, voltadas para o público infantil, alguns módulos fazem parte da grande maioria dos cursos. Entre eles, estão:
· Anatomia
· Biologia
· Exame e Análises Clínicas
· Farmacologia Básica
· Fisiologia
· Patologia Infantil
· Pedagogia
· Psicologia Infantil Básica
· Química Básica
Caso o pediatra queira se especializar ainda mais, ainda poderá escolher entre diversas áreas, como:
· Administração em Saúde
· Cardiologia Pediátrica
· Endocrinologia Pediátrica
· Gastroenterologia Pediátrica
· Imunologia Pediátrica
· Infectologia Pediátrica
· Medicina do Adolescente
· Neonatologia
· Neurologia Pediátrica
· Nutrologia Pediátrica
Com quem o pediatra trabalha?
Embora o paciente do pediatra seja a criança, o médico pediatra trabalha em contato frequente com adultos, sejam eles os pais, avós ou outros responsáveis pela criança.
Seu trabalho envolve pesquisa, prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças.
Onde o pediatra pode trabalhar?
Após a formação, o pediatra pode trabalhar em um consultório ou clínica própria ou conveniada com outros médicos.
Também pode atuar em hospitais particulares e públicos, ou atuar em outras áreas como laboratórios e institutos de pesquisa e análises.
Quem gosta de sala de aula também pode trabalhar como professor em cursos de medicina e até mesmo como escritor de livros da área médica.
Além disso, também é possível combinar algumas dessas funções e adquirir experiência em todas essas áreas.
Como é o mercado de trabalho para os pediatras?
A medicina é um dos mercados mais promissores, tendo mais de 97% de empregabilidade, além de oferecer um dos melhores salários do mercado de trabalho.
Entre todas as especialidades médicas, a pediatria é a que mais possui profissionais no mercado, sendo que mais de 10% dos médicos especialistas são pediatras. Ainda assim, há uma enorme demanda não atendida, principalmente em cidades mais distantes dos grandes centros urbanos, o que faz com que a carreira seja ainda mais promissora para quem não vive nas capitais do país.
Conseguiu tirar algumas dúvidas sobre essa especialização? Acha que é a melhor área de atuação para você?
Compartilhe esse conteúdo e ajude seus colegas de curso e profissão a conhecerem melhor a formação em pediatria!