Neste sábado (12) o país inteiro estará mobilizado para a vacinação contra a gripe. Isso porque será o Dia D da campanha, que tem o objetivo de proteger a população com maior risco de ficar doente ou de ter as consequências mais graves dessa doença.
Por isso , 65 mil postos de vacinação de todos os estados ficarão abertos durante o sábado para intensificar a ação, uma vez que a expectativa do Ministério da Saúde é vacinar pelo menos 54 milhões de pessoas até 1º de junho, mas até agora apenas 11 milhões de pessoas receberam a vacina em todo o país. Segundo a coordenadora do Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde, Carla Domingues, quem for ao posto de saúde pode aproveitar para completar o calendário de vacinas que estiverem faltando.
“Se você não tem nenhuma contra indicação nem para a vacina da gripe e nem para outra vacina que está no calendário, você pode tomar várias vacinas, inclusive, no mesmo dia a não ser que você tenha uma contra indicação individual, que aí o profissional de saúde vai poder avaliar naquele momento se essa contra indicação que você tem para outro tipo de vacina, se você pode tomar”.
As pessoas que devem receber a vacina contra a gripe são crianças de seis meses até cinco anos incompletos; pessoas com 60 anos ou mais; trabalhadores de saúde; povos indígenas; gestantes, mulheres até 45 dias após o parto; população privada de liberdade; funcionários do sistema prisional, pessoas com doenças crônicas ou com outras condições clínicas especiais, além dos professores da rede pública ou privada.
Reportagem, Janary Damacena