O Escritório das Nações Unidas de Serviços para Projetos (UNOPS) apresentou nesta segunda-feira (15) o Observatório Regional de Preços de Medicamentos durante evento online transmitido para a América Latina e o Caribe.
A plataforma virtual pode ser acessada em observatorio.unops.org. Ela permite aos governos e à sociedade comparar preços de medicamentos recomendados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para tratar os efeitos da COVID-19. Também estão incluídos medicamentos que se encontram em fase de testes.
Seu objetivo é estabelecer uma faixa de preços justos de mercado, ajudando a reduzir o risco de corrupção e fraude. O Observatório utilizou fontes oficiais de 21 países, incluindo o Brasil, com dados do Banco de Preços em Saúde do Ministério da Saúde. A ferramenta é um painel informativo que possibilita a comparação com outros bancos de dados de compras locais.
O evento virtual de lançamento teve a presença de Alicia Bárcena, secretária-executiva da Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL); Zoé Robledo, diretora-geral do Instituto Mexicano de Seguridade Social (IMSS); Carlos Contreras, presidente do Instituto de Segurança Social da Guatemala (IGSS); e Victor Zamora, ministro da Saúde do Peru