Este mês, por conta do Dia da Conscientização do Câncer Anal, lembrado no último dia 21 de março, a Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC) faz um alerta: algumas infecções causadas pelo HPV são apontadas como as principais responsáveis pelo aumento da incidência dos tumores anais, além das complicações mais conhecidas — as doenças ginecológicas, no caso das mulheres.
Dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), de 2020, mostram que 1.040 brasileiros, sendo 451 homens e 589 mulheres, foram vítimas da doença que, dentre o sintoma mais comum, está o sangramento durante a evacuação, associado a dor na região do ânus. Outros sinais de alerta são coceira, ardor, secreções incomuns, feridas e incontinência fecal.
A Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica tem especialistas à disposição para falar sobre o tema.
Sobre a SBOC
Fundada em 1981, a SBOC representa médicos oncologistas clínicos em todo o território nacional, com associados distribuídos pelos 26 estados e o Distrito Federal. Hoje, a Sociedade atua em diversas frentes como o incentivo à formação e à pesquisa, educação continuada, políticas de saúde, defesa profissional e relações nacionais e internacionais, visando contribuir para o fortalecimento da Oncologia no Brasil e no mundo