Já teve tosse com sangue? Já ouviu falar de hemoptise? Hemoptise é a tosse com saída de sangue, seja ele puro ou misturado ao catarro vindo das vias aéreas inferiores (traqueia, brônquios ou pulmões), e isso é um sintoma relatado pelo próprio paciente.
A primeira coisa a se fazer é tentar diferenciar a hemoptise da pseudo hemoptise, a hemoptise falsa. Isso porque a tosse com sangue pode ser facilmente confundida com vômito com sangue (hematêmese, sangue que vem do aparelho digestivo), ou até com algum sangramento que venha do nariz (epistaxe).
A tosse com sangue pode variar de sintomas leves a graves, podendo apresentar riscos à vida, especialmente quando há um grande volume de sangue expelido.
As causas podem variar, dependendo da idade da pessoa, da presença de outras doenças e até de acordo com a região em que a pessoa vive.
No Brasil, algumas das principais causas de tosse com sangue incluem:
Tuberculose; Bronquiectasias (infecção estrutural das vias aéreas inferiores, geralmente dilatações); Infecções no pulmão causadas por fungos; Neoplasias (câncer de pulmão); Pneumonias, Doenças autoimunes; O uso de drogas e cigarros eletrônicos. Diagnóstico O diagnóstico é realizado pela conversa e exame físico do paciente, e alguns dados podem auxiliar na identificação da causa. Além disso, exames complementares são essenciais para avaliar a tosse com sangue, como hemograma, teste de coagulação e radiografia ou tomografia de tórax. Dependendo da suspeita, o especialista pode solicitar outros exames adicionais.
Tratamento O tratamento dependerá da causa e da gravidade do quadro. Em casos mais críticos, o paciente pode precisar de cuidados especiais para o sistema respiratório e receber um tratamento específico e direcionado.
Para mais informações, assista ao vídeo no canal Doutor Ajuda.