Secretaria de Estado de Turismo (Setur-RJ) e a TurisRio participam da segunda edição do Encontro de Ferromodelismo de Vassouras, que acontece no sábado (22/10), na antiga estação ferroviária, no Centro, das 9h às 21h. O evento vai contar com expositores de diversas partes do país, atrações musicais e gastronomia.
O evento é organizado pelo ferromodelista Carlos Henrique Carreira da Silva e pela Prefeitura, por meio das secretarias de Desenvolvimento Econômico e Turismo e de Cultura, com o apoio da Setur-RJ, TurisRio, Universidade de Vassouras e Frateschi, única fabricante de trens elétricos em miniaturas e réplicas de composições reais da América Latina.
“Sou suspeito para falar, considero a ferrovia um meio de transporte completo, atende a vários fins e está fazendo falta também no segmento turístico. Nós da Setur, estamos com projeto de revitalização de quatro ferrovias do estado: Barra Mansa-Lídice-Angra, Guia de Pacobaíba, Conservatória-Ipiabas e trens turísticos de Minas – Sapucaia-RJ/ Chiador-MG/ Três Rios-RJ,” explicou o Secretário de Estado de Turismo, Sávio Neves.
Sobre o ferromodelismo
É um hobby que reproduz modelos de transporte ferroviário (trens, bondes etc) em várias proporções em relação ao tamanho original dos equipamentos.
O primeiro conjunto comercial desse modelismo foi feito pela empresa alemã Marklin em 1891. No Brasil, a Indústrias Reunidas Frateschi, fundada em 1958, é especialista na fabricação de trens elétricos em miniatura na escala HO