Praias, florestas, extensas áreas verdes, vulcões e fantásticas paisagens que vão ficar para sempre na memória. Isso é apenas um pouco do que a viagem para Galápagos promete.
Berço da Teoria da Evolução das Espécies, de Charles Darwin, e dono da segunda maior reserva marinha do mundo, o arquipélago é o destino perfeito para os amantes da natureza.
Principalmente para aqueles que buscam locais preservados e que desejam se conectar um pouco à biodiversidade local, que é tão única e espetacular.
Preparado para se surpreender com as ilhas encantadas?
Como ir para Galápagos
Saindo de destinos como Brasília, São Paulo e Rio de Janeiro, o mais comum é encontrar voos para Galápagos com escalas em Bogotá (Colômbia).
Mas também há opções com paradas em Lima (Peru) e até Santiago (Chile) e Cidade do Panamá (Panamá), entre outras.
Além desses países, você também fará uma escala em Quito ou Guayaquil, já no Equador, com destino às Ilhas de Baltra – que fica colado na Ilha de Santa Cruz e é o percurso mais comum -, ou de São Cristóvão.
Portanto, prepare-se para uma viagem para Galápagos com ao menos duas paradas.
Já para chegar em Puerto Ayora, a maior cidade de Galápagos, será preciso atravessar o canal em um barco e mais uma pequena viagem com duração de 30 a 45 minutos de carro ou ônibus.
Viagem para Galápagos: rica fauna que vai além da tartaruga de Galápagos
A tartaruga gigante de Galápagos é uma das principais atrações do arquipélago.
Afinal, é praticamente impossível não se surpreender com espécies de quase dois metros de comprimento e 400kg que vivem por mais de 100 anos.
Sem contar que Galápagos abriga 14 espécies oficiais de tartarugas, a maior espécie de tartaruga terrestre existente e o 10º réptil mais pesado do mundo.
Mas engana-se quem pensa que a fauna de Galápagos se destaca somente por conta desses grandiosos animais.
No local, também há várias outras espécies exóticas e de características únicas, como aves de cores vivas, atobás de patas azuis e vermelhas, albatrozes, cormorões e fragatas.
E, ainda, leões e lobos marinhos, pinguins, flamingos, falcões, iguanas terrestres e marinhas e muito mais.
Contudo, vale destacar que o grande diferencial da viagem para Galápagos é que a experiência não se restringe a avistar essa variada e grandiosa fauna.
Mas, sobretudo, conviver e integrar-se a muitos desses animais, além de acompanhar de perto como vivem e se comportam.
O que fazer na sua viagem para Galápagos
Rancho El Chato
Nesta reserva privada situada na Ilha de Santa Cruz, você terá a chance de observar as tartarugas gigantes de Galápagos em seu habitat natural.
E o melhor, de muito perto. Isso porque é permitido ficar apenas três metros de distância desses grandes animais.
Sem contar que são cerca de 12 hectares de trilhas, floresta, túneis de lava e piscinas de lama e centenas de tartarugas. E também várias espécies de pássaros.
Baía de Tortuga
Localizada na Ilha de Santa Cruz, a Baía de Tortuga está entre os destinos que não podem faltar na sua viagem para Galápagos.
Afinal, ela é considerada uma das mais belas praias do arquipélago, graças à sua paisagem paradisíaca que mescla floresta de cactos, manguezais e uma diferenciada flora costeira.
Apesar de assustar em um primeiro momento por conta das suas fortes ondas, a baía também conta com águas calmas, onde inclusive é possível apreciar exóticas espécies marinhas.
Las Tintoreras
Las Tintoreras chama atenção pelos tubarões de barbatanas dorsais com a ponta branca que costumam descansar nos canais formados por fluxos de lava.
São esses animais, inclusive, que dão nome à ilhota. Mas esta não é sua única atração. Por lá, também é possível encontrar pinguins e leões, tartarugas e iguanas marinhas.
E ainda realizar atividades como mergulho com snorkeling ou caminhada por trilhas sobre a rocha vulcânica.
Los Gemelos
Apesar de serem chamadas de crateras vulcânicas, Los Gemelos são depressões naturais resultantes da ação de rios e piscinas de lava fervente.
O local chama atenção pelas florestas de escalésia à sua volta e pelas orquídeas, musgos, bromélias que a preenchem.
Puerto Ayora é parada obrigatória na viagem para Galápagos
Situada na Ilha de Santa Cruz, Puerto Ayora é considerada a maior cidade do arquipélago.
O que significa que, com certeza, você deve passar por lá antes e/ou depois de prestigiar as belezas naturais das ilhas encantadas.
Seja enquanto usufrui de sua estrutura hoteleira ou de suas lojas e restaurantes. Ou até mesmo por conta do seu porto marítimo e demais atrações.
Estação Científica Charles Darwin
Operado pela Fundação Charles Darwin, o local é considerado um grande centro de pesquisas biológicas das espécies existentes e/ou residentes na ilha.
Lá, além de observar tartarugas gigantes, você poderá conferir as explicações de guias sobre projetos da fundação, fauna e flora local.
Além de visitar Lonesome George (George, o Solitário), criatura mais rara do mundo e última tartaruga gigante de sua subespécie que hoje encontra-se embalsamado e em exposição.
Ilha de Isabela
Ilha de Isabela não é famosa apenas pelos seus hotéis pé na areia.
Além de ser considerada a maior ilha de Galápagos, é a que possui maior número de espécies animais no mesmo local.
Também conta com cinco vulcões, inclusive o maior de Galápagos, que leva o nome de Sierra Negra.
Ilha de Fernandina
Por outro lado, também não podemos deixar de mencionar a ilha mais nova de Galápagos, a de Fernandina.
Além de paisagens vulcânicas, inclusive a de único vulcão ativo e em formação, você verá iguanas-marinhas, falcões, pinguins e outras espécies da vida selvagem.
Rábida: um destino impressionante que não pode faltar na sua viagem para Galápagos
Já Rábida chama atenção, principalmente, por suas praias de areia vermelha, cuja coloração é fruto do alto nível de ferro no material vulcânico.
E pelos leões e lobos marinhos que ali descansam. Sem contar sua costa vulcânica que dá ainda mais charme ao local e à sua viagem para Galápagos.